terça-feira, 15 de março de 2016

Astronautas chegam à Terra após um ano no espaço

02/03/2016 01h33 - Atualizado em 02/03/2016 10h07

Astronautas chegam à Terra após um ano no espaço

Scott Kelly e Mikhail Kornienko ficaram 340 dias em órbita.
Eles aterrissaram no Cazaquistão na madrugada desta terça.

Do G1, em São Paulo
 Depois de um ano na órbita da Terra, os astronautas Scott Kelly, de 52 anos, e Mikhail Kornienko, de 55 anos, retornaram à Terra. À 1h30 desta quarta-feira (hora de Brasília) a Nasa anunciou o pouso da nave Soyuz no Cazaquistão em sua conta no Twitter.
Kelly se tornou o americano que ficou mais tempo no espaço -- 340 dias. Já o russo Kornienko, que ficou o mesmo período, não bate  recorde, já que há compatriotas seus que ficaram mais tempo em órbita.
O russo Sergei Volkov (Foto: Kirill Kudryavtsev / Pool / via AFP Photo)O russo Sergei Volkov (Foto: Kirill Kudryavtsev / Pool / via AFP Photo)
"Fisicamente, me sinto muito bem", disse Kelly à imprensa por meio de uma vídeo conferência antes de retornar. "Poderia ficar mais 100 dias...poderia ficar mais um ano, caso fosse preciso", afirmou.
Piscina
Na microgravidade, as gotas de água que flutuam no ar e em contato com o corpo se colam firmemente à pele, o que torna muito difícil tomar um banho. Os astronautas fazem seu asseio com esponjas molhadas.
O norte-americano Scott Kelly (Foto: Kirill Kudryavtsev / Pool / via AFP Photo)O norte-americano Scott Kelly (Foto: Kirill Kudryavtsev / Pool / via AFP Photo)
O russo Mikhail Kornienko (Foto: Kirill Kudryavtsev / Pool / via AFP Photo)O russo Mikhail Kornienko (Foto: Kirill Kudryavtsev / Pool / via AFP Photo)
Motivo pelo qual Scott Kelly disse que "a primeira coisa" que vai fazer ao chegar em casa, em Houston, Texas, será pular na piscina.
Durante a longa permanência na estação, os dois homens foram submetidos a exames médicos regulares, bem como uma bateria de testes e análises para estudar os efeitos a longo prazo da microgravidade sobre o corpo humano.

Um comentário:

  1. Are you looking for free Twitter Re-tweets?
    Did you know that you can get them ON AUTO-PILOT AND ABSOLUTELY FOR FREE by using Like 4 Like?

    ResponderExcluir