terça-feira, 13 de março de 2012

Os benefícios de se fazer (e cumprir!) um Plano de Estudos


O propósito de estudar mais, ser mais cuidadoso com o material escolar, fazer as tarefas de casa e ter horários regulares de estudo são algumas das metas firmadas pelos alunos no início de cada letivo. Passadas as primeiras semanas de aula, normalmente ocupadas com o processo de adaptação à nova série, professores e conteúdos, é hora de organizar um Plano Pessoal de Estudos, ideal para que o estudante retome sua rotina diária de estudos, atividade que, com o passar do tempo, torna-se um hábito prazeroso e traz resultados positivos quanto ao desempenho escolar.
No início de cada ano letivo, é importante que pais e filhos conversem e estabeleçam horários e locais para as tarefas escolares de casa. “Zelar pelo ambiente de estudos na escola e respeitar os colegas de classe e os professores também são ações que precisam ser reforçadas cotidianamente pela família. E isto pode ser feito com simples atitudes como a verificação da existência de deveres de casa, do cumprimento dessa rotina de estudos e, principalmente, de conversas diárias entre pais e filhos”, destaca a professora Vera Helena Vannier Corrêa, Supervisora Pedagógica.
Passadas as primeiras semanas, sempre é bom lembrar que o segredo para o êxito escolar está na continuidade da disciplina e da motivação desses primeiros dias. São as pequenas ações diárias que irão evitar o estresse e a sobrecarga de atividades de estudo para quem deixa tudo para o último trimestre. “Uma ou duas horas diárias de estudos, por exemplo, evitam a necessidade de períodos prolongados nos finais de semana que antecedem as provas”, aconselha a professora Vera.
Para auxiliar a família na retomada dessa rotina escolar, as Orientadoras Educacionais Andréa Bernardes Alves e Eliane da Costa Garcia prepararam um Plano Pessoal de Estudos – instrumento ideal para ajudar o aluno a desenvolver de forma tranquila e autônoma suas habilidades de estudo e permitir que os pais acompanhem de perto todo esse processo. Para baixar o Plano Pessoal de Estudos, clique aqui.
Organize seu local de estudos
► Defina horários para estudar e procure cumpri-los diariamente;
► Procure um ambiente arejado e com boa luz natural, de preferência ao lado de uma janela;
► Em casa, procure uma mesa com espaço livre para os diversos materiais e, se possível, uma cadeira com ajuste de altura, para que os pés fiquem apoiados no chão e os antebraços, retos na mesa;
► Antes de começar a estudar, tenha em mãos tudo o que você vai usar (livros, dicionário, cadernos, apostila, rascunhos com anotações, lápis, caneta, borracha etc).
► Na hora da tarefa de casa, é aconselhável desligar a TV, o rádio e o celular.


Site: 
http://www.colegiofayal.com.br/noticia__det.php?noticia_id=1094 

Nenhum comentário:

Postar um comentário